quinta-feira, 10 de abril de 2014

Atividade 4: Educação a Distância


Estimado aluno,


1. Pesquise em artigos, sites, revistas eletrônicas, etc., disponíveis na Internet, 02 (dois) conceitos de Educação a Distância (Ead). Cite as Referências após cada "citação" conforme as Normas da ABNT da UFRR.

2. Publicação de 03 (três) conceitos sobre Educação a Distância (EaD): 
  • Escolha dois conceitos sobre Educação a Distância definido por autores e publique no seu Blog. 
  • O terceiro conceito será criado por você (aluno): Após leituras realizadas, crie seu próprio conceito sobre Educação a Distância e apresente uma síntese expondo seu ponto de vista sobre o assunto. Publique no seu blog.  

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDUC

CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: TIC's Aplicada a Educação
PROF.ª MSc. TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE
ACADÊMICO (A): Patrícia das Dores Lima Aragão


http://www.educacao.cc/wp-content/uploads/2011/12/ead.jpg
Conceito 1:
 
Referência: http://portal.mec.gov.br/index.php option=com_content&view=article&id=12823:o-que-e-educacao-a-distancia&catid=355&Itemid=230, Ministério da Educação. acesso em 10/04/2014.
 
Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.
Palavras-chave: educação a distância, Secad.
Conceito 2:
 
Referência:http://www.mundovestibular.com.br/articles/4958/1/O-que-e-educacao-a-distancia-EAD/Paacutegina1.html,
Redação Mundo Vestibular, acessado em 10/04/2014.

O que é educação à distância (EAD)?

De acordo com a legislação educacional brasileira, "educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação."(definição que consta no Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LDB lei n. 9.394/96.). A evolução na educação à distância no Brasil, sua legislação segundo o que rege a LDB. As tecnologias telemáticas que permitem uma rápida comunicação entre professores e alunos. A educação à distância, surge na Alemanha em 1890. Logo depois, inúmeros países adotam o ensino a distância como uma opção a mais para ministrar cursos em nível médio, técnico, universitário e, de pós-graduação. A lnglaterra, foi o primeiro país a instituir a "Universidade Aberta",verdadeiro marco de vanguarda no ensino superior a distância.

Conceito 3:

Educação à distância (EAD)

A educação a distancia (EAD) é uma modalidade de ensino que está diversificando  o senário atual da educação mundial e brasileira, pois, não restringe ao aluno ficar no mesmo espaço físico que o professor, dando-lhe a oportunidade de uma aula veiculada a diverso meios de comunicação, trazendo um processo de ensino aprendizagem a todos os envolvidos no processo. Esta modalidade de ensino também promove a oportunidade de fazer com que o aluno participe mais ativamente da acsição de seu processo de conhecimento, potencializando mais dinamicamente seus processos intelectuais. Esta modalidade de aprendizado traz também a oportunidade de promover a interação entre o aluno que está adquirindo os conhecimentos, e a instituição que disponibiliza o curso pretendido pelo estudante.

Referências:
 
ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de. Blog: Disciplina: Tecnologia na Educação-CEDUC 2010.1. Disponível em: <http://teresakatia-tecnologiaeducacao.blogspot.com/>. Acesso em: 07 out. 2010. 


Ministério da Educação,disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php> option=com_content&view=article&id=12823:o-que-e-educacao-a-distancia&catid=355&Itemid=230, Ministério da Educação. acesso em 10/04/2014.

Redação Mundo Vestibular, disnível em:< www.mundovestibular.com.br> articles/4958/1/O-que-e-educacao-a-distancia-EAD/Paacutegina1.html, Redação Mundo Vestibular, acessado em 10/04/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário