quinta-feira, 3 de abril de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇAO - CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação
PROF.ª: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE
ACADÊMICO(A):
PATRÍCIA DAS DORES LIMA ARAGÃO

Blog 1

Título do Blog:
Cantinho da TIA FABIOLA E CIA

Endereço do blog:
Cantinho da TIA FABIOLA E CIA

Analise do blog :
O blog observado é de uma pedagoga e professora formada há 20 anos, chamada Fabíola Karla Fachetti Cristo. Também é pós Graduada em Psicopedagogia, Pedagogia Empresarial e Educação Infantil. Tem experiência em Educação Social e Pedagogia Social.
Assim, como dizia Paulo Freire: 

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."

Objetivos:
Aqui você encontra dicas para pais e educadores, técnicas variadas, reciclagem, enfeites, lembrancinhas, trabalhos artesanais e muitas crianças lindas com trabalhos e projetos especiais.Essa página é uma pequena parte dos trabalhos que tenho com meus Blogs. Foi criada com o objetivo de mostrar meu trabalho, trabalhos que acredito e de pessoas que gosto também!

Público-alvo:
Pais e educadores.

Conteúdos:
A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de autoria própria da autora do blog e alguns materiais foram coletados da Internet. 
 
Designer:
Esse blog apresenta-se com plano de fundo bem divertido, com vários desenhos, bastante colorido, bem atrativos para quem se dispuser a acessar. Trasendo muitas informações sobre educação infantil.
 
Blog 2 

Título do Blog:
Amiga da pedagogia

Endereço do blog:http:
//amigadapedagogia.blogspot.com.br/

Analise do blog:
O Blog Amiga da Pedagogia foi criado em 2009, inicialmente, como requisito de uma disciplina a autora cursava na faculdade. Porém, o fascínio pela “blogosfera” foi tão grande que deixou de ser uma atividade curricular para se tornar mais uma forma de trabalho, onde pode-se compartilhar leituras e experiências desta área apaixonante que é a Pedagogia!
Objetivos:
Utilisado como uma ferramenta onde professores e curiosos que se mostrem interessados na educação podem compartilhar leituras e experiências da mesma expondo-se apaixonante ao que a Pedagogia proporciona.

conteúdos:
Textos, conteúdos de português, curiosidades diversas, todo material disponibilizado no blog tem a intenção simples de auxiliá-los com informações e dicas dentro dos segmentos da prática pedagógica e/ou formação de professores, com a minha total permissão de uso, pois creio que a melhor forma de multiplicar o conhecimento é dividindo-o.

público-alvo:
Formação de professores.

designer:
Um blog interessante onde mostra-se bastante criativo, com letras grandes logo no inicio, e coloridas diferentemente. Desenhos que mostra figuras sobre a educação. Apresenta também, propagandas diversas.
 
Blog 3

Título do Blog:
Jogos musicais

Analise do blog:
Este é um Blog que faz parte de um projeto chamado “Jogos digitais online e ensino de música: propostas para a criação de materiais didáticos” que foi criado pela professora Me. Andréia Veber (UEM) e pelo desenvolvedor Me. Tiago Brizolara da Rosa (TimeWave Games).
O propósito é concentrar em um único espaço jogos musicais que são disponibilizados gratuitamente em diversos portais de jogos disponíveis na rede mundial de computadores, facilitando o acesso tanto aos alunos quanto aos professores. Com isso, pretende-se fomentar discussões acerca do uso de jogos digitais no ensino de música, construir uma rede de possibilidade para o uso dos jogos que seja alimentada constantemente por seus usuários e discutir o papel do músico/professor na produção de jogos musicais educativos.

Objetivos:
O foco deste blog é o uso na educação de jogos voltados para o entretenimento (ou pelo menos que se encontram em contextos dedicados a isso).
Com o propósito de concentrar em um único espaço jogos musicais que são disponibilizados gratuitamente em diversos portais de jogos disponíveis na rede mundial de computadores, facilitando o acesso tanto aos alunos quanto aos professores, que buscam trabalhos voltadaos para a musica em espaços escolares, ou como forma de ensinar de maneira diversificada.

Conteúdos:
Recursos gratuitos para uso educacional ou de entretenimento. E jogos voltados para o entretenimento e educação.

Público-alvo:
Alunos, músico/professor e demais interessados.

Designer:
É um blog que mostra uma tela mais escura, onde, pelo fato de ser voltado a arte muscal apresenta desenhos também voltadoa a essa area .

REFERÊNCIAS: 

ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de.   Teresa Kátia: Blog da Disciplina TICs - PE419 - 2010.2. Disponível em: <http://teresakatia-disciplinatics.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html>  . Acesso em: 10 maio 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário