O que é o projeto Curta na Escola?
É um projeto que visa incentivar o uso de filmes de curta metragem brasileiros como
material de apoio pedagógico em salas de aula, foi iniciado pela petrobras em agosto de 2002. Em
março de 2006, através da ativação do módulo Curta na Escola, passou-se a
oferecer indicações de uso pedagógico para boa parte do acervo de
centenas de filmes cuja exibição na íntegra é disponibilizada através do
site.
O
projeto é aberto aos professores de todo o Brasil, ode o objetivo foi constituiu uma Comunidade Nacional de Aprendizagem em torno da
construção colaborativa de conteúdos relacionados ao uso dos
curtas-metragens brasileiros em escolas de todo o país. O que é muito interessante pois os temas que são colocadao está mais de acordo com a realidade do estudante brasileiro.
Proposta Pedagógica
O curta-metragem brasileiro apresenta diferenciais educacionais importantes, quando comparado a outros conteúdos: Este
tipo de conteúdo, produzido e realizado por
brasileiros, representa nossa sociedade e a nossa cultura.
Observando-se o grande
potencial do uso do audiovisual na educação, em geral, não é novidade,
mas as formas de sua implementação prática vêm evoluindo bastante,
indicando caminhos mais elaborados para se lograr sucesso.
Essa é
uma questão urgente que exige criatividade, ousadia, experimentação, o
que, normalmente, nos deixa inseguros. Como todas as ações em Educação,
um trabalho de troca e reflexão entre educadores promove a ampliação das
possibilidades didáticas de uso das obras."
Eliane Cândida Pereira
| ||||||||||||||||||||||||||||
Trabalhando esse tema podemos estudar ciências, geografia, português, folclore, artes, educação física, onde, podemos integrar esse tema através da interdisciplinaridade, trazendo novas maneiras de educar os alunos diversificadamente. E a partir deste filme e com um texto que podemos criar a partir dele, trabalhar o folclore e auxiliado pelas crianças traremos suas principais curiosidades e também diversas formas de enriquecer o conteúdo em relação ao tema Saci e em relação ao folclore. Podemos também trazer de forma dinâmica outras lendas tanto locais como do folclore brasileiro, sempre com o auxilio da tecnologia, para fazer fluir todo o trabalho, enriquecidamente. | ||||||||||||||||||||||||||||
|
Referências
CAMPELLO, Sheila. Arteduca: Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2014.
CURTA NA ESCOLA,2005. Disponível em: <https://draft.blogger.com/home>. acesso em 29 de maio de 2014.
PEREIRA, Eliane Candida, Possibilidade de aplicabilidades pedagógicas. 2005. Disponível em: <http://www.curtanaescola.org.br>.acesso em 29 de abr. de 2014.
PEREIRA, Eliane Candida, Possibilidade de aplicabilidades pedagógicas. 2005. Disponível em: <http://www.curtanaescola.org.br>.acesso em 29 de abr. de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário