terça-feira, 29 de abril de 2014

 
O que é o projeto Curta na Escola?

É um projeto que visa incentivar o uso de filmes de curta metragem brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula, foi iniciado pela petrobras em agosto de 2002. Em março de 2006, através da ativação do módulo Curta na Escola, passou-se a oferecer indicações de uso pedagógico para boa parte do acervo de centenas de filmes cuja exibição na íntegra é disponibilizada através do site.

O projeto é aberto aos professores de todo o Brasil, ode o objetivo foi constituiu uma Comunidade Nacional de Aprendizagem em torno da construção colaborativa de conteúdos relacionados ao uso dos curtas-metragens brasileiros em escolas de todo o país. O que é muito interessante pois os temas que são colocadao está mais de acordo com a realidade do estudante brasileiro.

Proposta Pedagógica 
O curta-metragem brasileiro apresenta diferenciais educacionais importantes, quando comparado a outros conteúdos: Este tipo de conteúdo, produzido e  realizado por brasileiros, representa nossa sociedade e a nossa cultura.
Observando-se o grande potencial do uso do audiovisual na educação, em geral, não é novidade, mas as formas de sua implementação prática vêm evoluindo bastante, indicando caminhos mais elaborados para se lograr sucesso. 
Essa é uma questão urgente que exige criatividade, ousadia, experimentação, o que, normalmente, nos deixa inseguros. Como todas as ações em Educação, um trabalho de troca e reflexão entre educadores promove a ampliação das possibilidades didáticas de uso das obras." 
Eliane Cândida Pereira


Caçadores de Saci
Gênero Ficção
Diretor Sofia Federico
Elenco Agnaldo Lopes, Áurea Montebello, Cristiane Mendonça, Gleiciane Cardoso , Lucio Tranchesi
Ano 2005
Duração 13 min
Cor Colorido
Bitola Vídeo
País Brasil




  Achácara da pacata família de Onofre vem sendo assombrada por saci: a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite sempre azeda, o feijão vive queimando na panela, entre outros estranhos acontecimentos. 

Trabalhando esse tema podemos estudar ciências, geografia, português, folclore, artes, educação física, onde, podemos integrar esse tema através da interdisciplinaridade,  trazendo novas maneiras de educar os alunos diversificadamente.
E a partir deste filme e com um texto que podemos criar a partir dele, trabalhar o folclore e auxiliado pelas crianças traremos suas principais curiosidades e também diversas formas de enriquecer o conteúdo em relação ao tema Saci e em relação ao folclore.
Podemos também trazer de forma dinâmica outras lendas tanto locais como do folclore brasileiro, sempre com o auxilio da tecnologia, para fazer fluir todo o trabalho, enriquecidamente.



Ficha Técnica
Produção Renata Rezende Fotografia Mush Emmons Roteiro Sofia Federico, Ilma Nascimento Som Direto Thor Medeiros Direção de Arte Maurício Martins Empresa(s) produtora(s) Jaguatirica Cinema e Fotografia Edição de som Marcos Povoas, Marquinho Carvalho Produção Executiva Solange Lima Montagem Marcos Povoas Música Marquinho Carvalho.

Aplicabilidades:
» Disciplinas: Língua Portuguesa
» Temas Transversais: Pluralidade Cultural
» Faixa Etária: Todas as idades
» Nivel de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I
Planos de Aula: sugestões de sequências de atividades consonantes com os Parâmetros Curriculares Nacionais
Possibilidades de aplicabilidade pedagógica Disciplinas: Língua Portuguesa
Temas Transversais: Pluralidade Cultural
Nível de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I
Autor: Eliane Candida Pereira

Referências
CAMPELLO, Sheila. Arteduca: Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2014.
CURTA NA ESCOLA,2005. Disponível em: <https://draft.blogger.com/home>. acesso em 29 de maio de 2014.
PEREIRA, Eliane Candida, Possibilidade de aplicabilidades pedagógicas. 2005. Disponível em: <http://www.curtanaescola.org.br>.acesso em 29 de abr. de 2014.
meu ip

Nenhum comentário:

Postar um comentário