terça-feira, 8 de abril de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFa.: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE
E-mail: teresa.katia@gmail.com
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
TEXTO DO MÓDULO INTRODUTÓRIO: INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO 

 
ATIVIDADE 3 Tecnologias e TICs:

A atividade será a publicação de um texto com suas reflexões a partir dos questionamentos abaixo: 

- Você já havia pensado em quantas tecnologias usa em seu dia-a dia?
- Quais tecnologias usou hoje? Quais mídias?
- Como as novas mídias interativas influenciam nosso dia a dia?

 http://2.bp.blogspot.com/-yEOr-WloS9I/US1yndVFJvI/AAAAAAAAGII/DFW6Dd7wm2I/s1600/blog2.jpg

      Sobre a utilização das tecnologias, estamos cercados de coisas que nos facilitam a vida e que, nem sempre necessitamos, mas, que hoje em dia não vivemos mais sem utilizar como por exemplo, nossos: computadores, celulares, televisão, tablet, e diversos eletrodomésticos que de forma direta nos facilitam o trabalho diário, e, dessa maneira a nossa rotina se torna cada dia mais cercada de novas tecnologias. Pois, hoje em dia, as tecnologias estão cada dia mais presentes em tudo que fazemos e consequentemente em tudo que utilizamos, desde o momento em que despertamos, pois, temos a necessidade de fazer tudo cada vez mais rápido e com o advento das utilidades do nosso dia-a-dia trabalhamos consequentemente convivendo com essa rapidez, como por exemplo, comprando um pão na padaria, usamos cartão de crédito para nos facilitar a vida, assim temos a facilidade da tecnologia a nosso favor. Quando, nos voltados ao desenvolvimentos de tarefas domesticas, ligamos o rádio, para passar o tempo, enquanto estamos lavando as roupas na máquina de lavar, ou, quando usamos o computador, para baixar uma receita gostosa na Internet, ou para nos comunicar com um parente distante. Assim, facilitamos o nosso quotidiano, para um melhor aproveitamento do nosso tempo disponível, onde tudo parece girar em torno das novas tecnologias.
      Quando, estamos passando um tempo livre com a família, por exemplo, estamos assistindo há um filme, em um DVD, catando no karaôke, e dessa forma, estamos usando a tecnologia, ou quando queremos nos comunicar de maneira mais dinâmica, utilizamos o celular, para enviar, mensagens, telefonar, fotografar aqueles momentos inesquecíveis, ou mesmo para cronometrar nosso tempo para fazer alguma atividade mais exata.
      Onde, estas novas tecnologias se fundem com as tecnologias do passado e assim nos trazem a pluralidade digital que de acordo Santaella:
"O termo mídias no plural visa pôr em relevo os traços diferenciais de cada mídia, para caracterizar a cultura que nasce nos trânsitos, intercâmbios e misturas entre os diferentes meios de comunicação" (1992, p. 138). 
      Mais, quando falamos sobre tecnologia pensamos imediatamente em um computador, pois este nos traz todas as formas de produção de informação e de entretenimento, como: som, vídeo, mapas, impressos entre outros. Assim, com o advento do computador, nos proporcionou também o acesso de informações em todos os campos de atuação, pois, foram viabilizados, para a aquisição e conquista de novas informações e produções. Um exemplo disso é a televisão e o jornal, onde o indivíduo tem um papel basicamente de receptor da informação. 
     Com o advento das TICs, ocorreu uma grande revolução na nossa relação com a informação, pois, a informação e o conhecimento não se encontram mais fechados no âmbito da escola, onde, segundo Almeida, compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis na escola, bem como criar dinâmicas que permitam estabelecer o diálogo entre as formas de linguagem das mídias, são desafios para a educação atual.
     Assim, é importante utilizar a tecnologia a nosso favor, onde, também devemos analisar cada mídia ou dispositivo de tecnologia disponível, nunca deixando de considerar que velhas e novas mídias coexistem entre sí, assim como os meios de comunicação ora se integram e complementam-se, mais ao que parece nunca deixam de ser necessidade do ser humano, pois sem que isso ocorra, as tecnologias não teriam como ser necessárias a todos nós.

REFERÊNCIA:
WEBEDUC - O Portal de Conteúdos Educacionais do MEC.
Curso Mídias na Educação. Módulo i: introdutório integração de mídias na educação. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/. Acesso em: 30 de Nov. 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário